sábado, 1 de fevereiro de 2014

I Simpósio Científico da LIFE recebe apoio do CREFITO 11

O I Simpósio Científico da LIFE recebe o apoio do Conselho regional de fisioterapia e terapia ocupacional do Distrito Federal e Goias (CREFITO 11), nos mostrando que o esforço empregado pela comissão organizadora, para realizar um evento diferenciado no meio acadêmico profissional, está sendo reconhecido nas mais importantes escalas do nosso meio profissional. 


Além do apoio do CREFITO, contamos também com o auxilio das seguinte empresas:
POLITEC SAÚDE  www.politecsaude.com.br

MUNDO FISIO www.mundofisio.com




NATUREZA DO EVENTO 

Nosso evento científico nasce da necessidade dos acadêmicos e profissionais de fisioterapia, educação física, nutrição, medicina e psicologia em aprofundar e atualizar seus conhecimentos na área esportiva, com embasamento científico vivenciado na prática. Também julgamos importante entender o papel de cada profissional na prevenção, tratamento e otimização do rendimento físico dos atletas de elite e recreativos, visto que existem muitos pontos de conflito entre essas áreas e controvérsias na literatura disponível com relação aos meios de intervenção profissional. Ainda vê-se a necessidade de um enriquecimento na formação de acadêmicos e profissionais interessados na temática proposta.

Busca-se com o presente evento, propiciar uma dinâmica de interlocução permanente em escala estadual, não somente propiciar o conhecimento de produções realizadas, como também estimular novas pesquisas científicas que venham ganhando relevância no período recente.

 RELEVÂNCIA CIENTÍFICA

O advento de grandes eventos esportivos ao Brasil nesta década com proporções mundiais, tais como a Copa das Confederações, Copa do mundo FIFA, Olimpíadas, Paralimpíadas, dentre outros eventos de caráter nacional, regional e local, favoreceram o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de suporte a esses atletas para verificar quais intervenções são mais seguras e eficazes. Já que, suas lesões causam prejuízos psicológicos, econômicos e sociais, prejudicando a capacidade física funcional desses pacientes. Com isso o desenvolvimento científico na prevenção, tratamento e melhora no rendimento faz-se necessário no meio acadêmico e profissional. Podendo extrapolar esse desenvolvimento em pesquisas para a prática esportiva voltada a promoção de saúde.

O presente simpósio visa estimular a iniciação científica dos acadêmicos de fisioterapia, educação física, nutrição e outros, assim como a realização e exposição de pesquisas de qualidade dos profissionais de áreas afins, como as publicadas em periódicos especializados nessa temática.

A conjuntura do simpósio, acima sucintamente desenhada, traz consigo uma série de desafios e interrogações aos profissionais e pesquisadores do apoio esportivo, uma vez que todo esse processo de discussão se traduzirá numa profunda aquisição de informações, que convém sejam adequadamente debatidas, refletindo-se nos projetos de ensino, pesquisa e extensão em curso e a serem iniciados.

0 comentários:

Postar um comentário