terça-feira, 17 de março de 2015

II SIMPÓSIO CIENTÍFICO DA LIFE (APRESENTAÇÃO)


TEMÁTICA: “Inovações e tecnologias na fisioterapia esportiva”.


NATUREZA DO EVENTO 

Nosso evento científico nasce da necessidade dos acadêmicos e profissionais de fisioterapia, educação física, nutrição, medicina e psicologia em aprofundar e atualizar seus conhecimentos na área esportiva, com embasamento científico vivenciado na prática. Também julgamos importante entender o papel de cada profissional na prevenção, tratamento e otimização do rendimento físico dos atletas de elite e recreativos, visto que existem muitos pontos de conflito entre essas áreas e controvérsias na literatura disponível com relação aos meios de intervenção profissional. Ainda vê-se a necessidade de um enriquecimento na formação de acadêmicos e profissionais interessados na temática proposta.

Busca-se com o presente evento, propiciar uma dinâmica de interlocução permanente em escala estadual, não somente propiciar o conhecimento de produções realizadas, como também estimular novas pesquisas científicas que venham ganhando relevância no período recente.

 RELEVÂNCIA CIENTÍFICA

O advento de grandes eventos esportivos ao Brasil nesta década com proporções mundiais, tais como a Copa das Confederações, Copa do mundo FIFA, Olimpíadas, Paralimpíadas, dentre outros eventos de caráter nacional, regional e local, favoreceram o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de suporte a esses atletas para verificar quais intervenções são mais seguras e eficazes. Já que, suas lesões causam prejuízos psicológicos, econômicos e sociais, prejudicando a capacidade física funcional desses pacientes. Com isso o desenvolvimento científico na prevenção, tratamento e melhora no rendimento faz-se necessário no meio acadêmico e profissional. Podendo extrapolar esse desenvolvimento em pesquisas para a prática esportiva voltada a promoção de saúde.

O presente simpósio visa estimular a iniciação científica dos acadêmicos de fisioterapia, educação física, nutrição e outros, assim como a realização e exposição de pesquisas de qualidade dos profissionais de áreas afins, como as publicadas em periódicos especializados nessa temática.

A conjuntura do simpósio, traz consigo uma série de desafios e interrogações aos profissionais e pesquisadores do apoio esportivo, uma vez que todo esse processo de discussão se traduzirá numa profunda aquisição de informações, que convém sejam adequadamente debatidas, refletindo-se nos projetos de ensino, pesquisa e extensão em curso e a serem iniciados.